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domingo, 1 de novembro de 2009

Biografia Peter Senge

Biografia
Peter Senge

Estratega da Aprendizagem Organizacional e autor do best-seller "The Fifth Discipline"

Peter M. Senge, foi considerado pelo Journal of Business Strategy como um dos estrategas do século e uma das personalidades que mais influenciou o modo como são geridas as empresas nos nossos dias.
Durante vários anos, Peter Senge trabalhou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) onde estudou a forma como as organizações desenvolviam as suas capacidades adaptativas. Foi em 1990, com o seu livro The Fifth Discipline que o conceito de aprendizagem organizacional, bem como o seu próprio nome, se tornaram populares. Desde a publicação desta obra foram vendidas cerca de 1.000.000 de cópias. Em 1997, a revista Harvard Business Review considerou The Fifth Discipline como um dos livros mais importantes e marcantes no domínio da gestão dos últimos 75 anos.
Peter Senge é actualmente professor no MIT e Director do Departamento de Aprendizagem Organizacional na Sloan School of Management (MIT) e também co-fundador da SOL (Society for Learning Organization). A SOL é constituída por professores universitários, profissionais e empresas, onde se incluem, por exemplo, a Ford Motor Company, a Federal Express, a Motorola, a AT&T, a Intel, a Harley Davidson e a Shell Oil, e que trabalham em conjunto para desenvolverem métodos e conhecimentos de modo a construírem organizações que aprendem.

Peter Senge é internacionalmente conhecido pelas palestras que dá em todo o mundo e por trabalhar com gestores e executivos em empresas, universidades e organizações governamentais. The Fifth Discipline
Em The Fifth Discipline/ A Quinta Disciplina são definidos os contornos da “organização que aprende”, na qual as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. Peter Senge estimula padrões mais abrangentes de pensamento e dá liberdade à aspiração colectiva, de forma a que as pessoas aprendam juntas a arte de “como aprender”. Para isso, segundo Peter Senge, as organizações devem desenvolver cinco disciplinas para continuamente estarem em processo de aprendizagem: mestria pessoal, relacionada com o autoconhecimento; modelos mentais, que trata de imagens que influenciam o modo como as pessoas vêem o mundo; objectivos comuns, que aborda as questões relacionadas à clareza e partilha de objectivos; aprendizagem em grupo, relacionada com o desenvolvimento de habilidades colectivas e de ações coordenadas; e pensamento sistémico, um modelo conceitual, formado por um conjunto de conhecimentos ferramentas, que perseguem o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem como um todo.


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